sábado, 28 de março de 2015

O Rio Jordão

O Rio Jordão

O Mar da Galileia e o Mar Morto vivem das águas do Rio Jordão. Você dirá que não sabia que o Rio Jordão era tão grande, e não é mesmo. Ele é semelhante ao Rio Jordão no Paraná, alguém conhece? Ele nasce em Guarapuava e deságua no Rio Iguaçu.
“O rio Jordão tem aproximadamente 190 quilômetros de extensão (seguindo suas curvas tem 320 km) e surge na forma de pequenas nascentes nas encostas do monte Hermon, ao norte de Israel, entre o Líbano e a Síria. Dali ganha volume e desce cercado de verde até Merom,(Josué 11,5-7) pequeno lago também chamado Hulé, pelo qual passa o rio Jordão. Dali percorre mais 20 km até entrar com força no Mar da Galileia ou mar de Tiberíades, que tem grande quantidade de peixes. Este “mar” é na verdade um imenso lago com 50 quilômetros de circunferência e 19 quilômetros de comprimento. As suas margens são marcadas por montanhas suaves e verdejantes, e a leste pelas encostas íngremes das colinas de Golan. Desde a antiguidade, várias cidades floresceram em suas margens e foi ao redor deste lago que Jesus passou grande parte de sua vida. Boa parte do rio Jordão está dentro de uma falha geológica que se inicia na Síria e segue até o sul da África. Por isto, o mar da Galiléia está situado 213 metros abaixo do nível do mar.
Ao deixar o mar da Galiléia, o rio Jordão começa a ficar um pouco mais salgado, devido aos minerais trazidos pelas chuvas e ventos dos desertos que o cercam. Apesar de atravessar regiões áridas, as margens do rio estão sempre verdes e repletas de plantações. As modernas técnicas de irrigação extraem 90% do seu volume e  permitem produzir frutas e verduras que abastecem não só Israel, mas também vários países da Europa.
Mais para o sul, o rio Jordão alcança o ponto mais profundo da falha geológica, chegando a 422 metros abaixo do nível do mar. Suas águas então formam um grande lago salgado conhecido como Mar Morto. Com mais de 80 quilômetros de comprimento e mais de 300 metros de profundidade, o Mar Morto recebe este nome devido a sua alta salinidade. Ele contém uma concentração de sal, cerca de 10 vezes superior a qualquer oceano. Isto faz com que qualquer peixe que caia em suas águas morra imediatamente. Nas suas margens foram criados dezenas de balneários com facilidades para quem deseja banhar-se nas suas águas. A altíssima salinidade do mar, aumenta a flutuabilidade dos corpos, permitindo que os banhistas bóiem facilmente.”
(Fonte: Peter Goldschmidt * Peter é membro da Família Goldschmidt que desde 1999 viaja pelo mundo descobrindo e divulgando novos roteiros turísticos. É também diretor da agência de turismo Gold Trip – www.goldtrip.com.br  –   Fone: (11) 4411-8254)
Todo o rio Jordão, o Mar da Galileia e o Mar Morto estão abaixo do nível do mar. O Mar da Galileia a -213 metros e o Mar Morto a -422 metros. Porque será que o Mar da Galileia está cheio de peixes e o Mar Morto não tem nenhum?. O Mar da Galileia recebe ao norte o Rio Jordão e o deixa sair mais forte ao sul, tendo sempre suas águas renovadas. Porém, o Mar Morto recebe todas estas águas e as guarda para si, não tem nenhuma saída, apesar disso está minguando, a cada ano perde mais de um metro do seu nível. Alguns peritos indicam que até o ano de 2050, pode secar. Veja no próximo artigo mais sobre isso.
Toda pessoa se compara a um destes mares: quem recebe e passa adiante é cheio de vida, como o Mar da Galileia. Quem só recebe e não passa adiante não tem vida, como o Mar Morto. Captou?
Guilhermo Boos

Nenhum comentário: